Palavra 

Polícia Militar de Minas Gerais

1º Batalhão de Polícia Militar

Ações Especializadas da PMMG


Atividades de Policiamento Especializados

Policiamento aéreo

Patrulhar preventivamente o espaço aéreo, efetuar resgates em acidentes automobilísticos e em locais de difícil acesso, prevenir e combater incêndios, transportar órgãos humanos para transplantes, efetuar buscas e salvamentos em altura e aquáticas, localizar foragidos e apoiar o policiamento em terra, nas várias missões efetuadas pela Polícia Militar. Estas são algumas das atividades que fazem parte do dia-a-dia do Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo da Polícia Militar, executado pelas Companhias de Radiopatrulhamento Aéreo (CORPAER), localizadas 1ª CORPAER em Belo Horizonte; 2ª CORPAER em Uberlândia e 3ª CORPAER em Montes Claros. O Batalhão utiliza helicópteros e um avião, realizando trabalhos de importância fundamental para a sociedade, voando para proteger a vida e garantir a dignidade humana. "ESQUADRILHA PÉGASUS - A ajuda que vem do céu!"
 

Policiamento de bicicletas

O policiamento ostensivo com utilização de bicicletas, também denominado Ciclo Patrulha, é uma das novas técnicas implementadas objetivando aumentar a eficiência do patrulhamento desempenhado pelo Policial Militar. Esse processo de patrulhamento foi testado com sucesso em várias Unidades da PMMG e oferece as seguintes vantagens: aumento do contato do policial militar com a comunidade; aumento da capacidade operacional devido à maior mobilidade proporcionada pelo processo em relação ao policiamento a pé.

 

 

Policiamento com cães

O policiamento feito com o emprego de cães é uma atividade especializada em busca de pessoas desaparecidas, captura de foragidos, detecção de drogas, controle de rebeliões e outras ocorrências. Os cães adestrados, monitorados por policiais-militares, fazem, periodicamente, demonstração de suas habilidades principalmente para crianças, em eventos diversos.

 

 

Policiamento de eventos

O Batalhão de Eventos tem como missão principal a atuação preventiva e/ou repressiva, isolada ou em conjunto com outras forças legais, em locais e áreas onde ocorra ou haja incidência de perturbação da ordem pública, cabendo-lhe especificamente o desencadeamento de ações nas operações de controle de distúrbios civis, contra-guerrilha urbana e rural, ocupação, defesa e retomada de pontos sensíveis, repressão a rebeliões ou motins em presídios, retomada de locais de homizio de grupos de marginas. Como missão secundária, o policiamento ostensivo geral em shows artísticos, eventos desportivos, festas religiosas e similares.

 

 

Policiamento Ambiental

O Policiamento ambiental é realizado pelas Companhias de Polícia Ambiental que têm como missão zelar pelo meio ambiente e pelos recursos ambientais, protegendo a fauna e a flora, controlar a exploração florestal e a pesca predatória através de um trabalho preventivo e de fiscalizações. Para operacionalização do Policiamento Florestal, a PMMG mantém convênio com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAD e seus órgãos vinculados (IEF, IGAM e Feam) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, além de manter relacionamento com outras entidades públicas e organizações não governamentais - ONG's, que trabalham em prol do meio ambiente.

 

 

Policiamento de guardas

O Policiamento de Guardas é aquele responsável pela guarda de quartéis, pela segurança externa de estabelecimentos penais e pelas sedes do Governo Estadual e Secretarias de Estado.

 

 

Policiamento para missões especiais

As Companhias de Missões Especiais são Unidades formadas por militares dos Grupamentos de Ações Táticas Especiais - GATE, altamente treinados, que têm como missão executar atividades especializadas em suplementação aos esforços ordinários das outras Unidades de área, bem como atuar em ocorrências de alta complexidade. O Grupamento possui áreas de especialização, com equipes treinadas em explosivos, tiro, negociação, invasão e operações rurais.

 

 

Policiamento montado

Atuará em missões específicas que indiquem a conveniência da utilização do policiamento montado, especialmente nos locais onde há grande concentração de público em geral, causando o impacto de segurança objetiva e subjetiva, devido ao efeito psicológico causado pelo porte e mobilidade do animal.

 

 

Postos de observação

Os Postos de Observação e Vigilância - POV, fazem parte de um novo conceito de "ser " e "fazer" Polícia Ostensiva de Preservação da Ordem Pública nos centros comerciais das grandes cidades mineiras. A instalação do POV é precedida de estudos com base em análise crítica de incidência criminal na região. Para cada posto é escalado um trio de militares, atuando através de rodízio, um no interior do POV, e os outros dois em patrulhamento. Os militares do POV contam com equipamentos de radiocomunicação e binóculos para melhor desempenharem suas funções.

 

 

Posto móvel de policiamento preventivo

É uma inovadora forma de zelar pela Segurança Pública, na qual os policiais militares executam policiamento de forma preventiva, tendo como central e posto de comando um caminhão, acompanhado por 04 viaturas. A carreta foi desenvolvida por um projeto inicial da PRODEMGE, que criou o posto móvel denominado "PSIU". A partir desse projeto, em novembro de 2000 foi realizado uma parceria com a PM, onde a tecnologia foi empregada com a finalidade de se fazer Segurança Pública. A carreta esta interligada, via satélite, à Internet e ao Centro de Operações da Polícia Militar e permite a análise da criminalidade de qualquer região de Belo Horizonte, resultando em uma melhor distribuição do policiamento prevent
POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Todos os direitos reservados
Aspectos Legais e Responsabilidades
Rodovia Prefeito Américo Gianetti, S/N, Prédio Minas 6º Andar, Belo Horizonte - MG.
Telefones:
Diretoria de Comunicação Organizacional - (31) 3071-2540.
Centro de Jornalismo Policial - (31) 3071-2608 / 2607.
Centro de Recrutamento e Seleção - (31) 2123-9503.
Em caso de emergência policial, disque 190.