Polícia Militar de Minas Gerais

Décima Sétima Região

57° BPM / 108 Cia PM


 

57° BPM / 108 CIA PM - PASSA QUATRO


EM CONSTRUÇÃO

 

REVOLUÇÃO DE 1932 EM PASSA QUATRO


Na área do 57° BPM / 108 Cia PM, encontra-se um dos maiores ícones da história da Polícia Militar de Minas Gerais, o Túnel da Mantiqueira, no município de Passa Quatro, onde tombou mortalmente em batalha, o Cel PM Fulgêncio de Souza Santos, durante a histórica batalha entre mineiros e paulistas, na Revolução de 1932.


Marco histórico nas montanhas entre Minas Gerais e São Paulo, a Estação Coronel Fulgêncio e o Túnel da Mantiqueira se transformaram em palco de um grande e sangrento confronto armado em 1932, com batalhas que duraram de 17 de julho a 12 de outubro daquele ano, entre as Forças Públicas paulista e mineira, luta esta caracterizada pelo combate em trincheiras com pequenos avanços e recuos de parte a parte. O desequilíbrio aconteceu na região do Pico do Itaguaré/Fazenda Cafezal, onde tropas mineiras, sob o comando do Ten Cel José Vargas Silva, conquistaram as fortificações paulistas em 10/09/1932. Os combates foram intensos e o golpe final foi um assalto às trincheiras paulistas com combates corpo a corpo e golpes de baionetas.


Segundo historiadores, o embate durou quase três meses e deixou número de mortos calculado em cerca de 2.000 paulistas e 1.050 do lado das forças federais, lideradas por Minas Gerais, que tombaram honrosamente envergando a farda da Gloriosa Polícia Militar de Minas Gerais.

 

FOTOS HISTÓRICAS DA REVOLUÇÃO DE 1932