Palavra 

Polícia Militar de Minas Gerais

Colegio Tiradentes


 

 

 

 


 

Com a promulgação da Lei No 480, de 10/11/49, pelo Governador Milton Soares Campos, foi criado no Departamento de Instrução (DI), em Belo Horizonte, o Ginásio Tiradentes da Polícia Militar. Esta conquista foi fruto do esforço e ideal de alguns oficiais, especialmente o Aspirante PM Argentino Madeira, com a colaboração de toda Corporação. O objetivo era oferecer educação escolar aos militares e seus dependentes.

 

 

Estava dado o primeiro e mais importante passo, pois, em 1951 o Ginásio Tiradentes foi transformado em “Colégio Tiradentes”.

 

 

Em 1957 foi instalado o Curso Científico e, já em 1959, a qualidade do ensino do Colégio Tiradentes em Belo Horizonte ficou evidenciada com a aprovação em massa, nas escolas de ensino superior da Capital, da primeira turma de concluintes do 2º grau. Esse acontecimento levou à expansão do Colégio Tiradentes para diversas cidades do interior de Minas Gerais.

 

 

A criação do Colégio Tiradentes da Polícia Militar na cidade de Teófilo Otoni, foi a consumação de um dos principais objetivos do 19º BPM que desde sua origem, vem fortalecendo o ideal de criar uma escola desse nível na cidade.

 

O projeto idealizado foi implementado pelo Comando do 19º BPM no final do ano de 1998, através das seguintes realizações: - aprovação da proposta e total apoio do Comando Geral da Polícia Militar na implementação do projeto; - convênio firmado entre o 19º BPM e a Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni, que cedeu as instalações do CAIC para funcionamento da escola até o mês de janeiro 2002, quando ocorreu a mudança para o endereço atual.

 

 

O CTPM/TO não é apenas uma conquista do 19º BPM, mas, principalmente da comunidade que se beneficia com o ensino oferecido pelo Educandário. É motivo de orgulho para a região em razão dos benefícios gerados na educação e formação de pessoas da sociedade local, propiciando melhores condições para competirem no mercado de trabalho.

 

 

O CTPM/TO está compromissado com as questões cívicas do País e a formação do caráter do homem, preza a disciplina e a preservação da vida humana, contribuindo para a diminuição da criminalidade na região. O CTPM / TO é, na verdade, um formador de opinião, pois busca esclarecimento de seus alunos nas questões sociais e políticas da Nação.

 

Colégio Tiradentes da Polícia Militar

Rua Vereador Marcos Ananias, 185, Jardim Iracema, Teófilo Otoni/MG

Cep: 39.801-126 / Tefefone: (33) 3521-3430