Polícia Militar de Minas Gerais

13ª Região da Polícia Militar

Histórico da 13ª RPM


Após criteriosos estudos realizados pelo Comando Geral da Polícia Militar e considerando a importância histórica, econômico político-social do município de Barbacena, concluiu-se por instalar neste município a sede da 13ª Região da Polícia Militar, abrangendo as mesorregiões do "Campo das Vertentes", "Zona da Mata", "Zona Metalúrgica" e "Sudoeste" de Minas Gerais.

No ano de 2005, o Comandante-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, criou a 13ª Região da Polícia Militar - 13ª RPM, através da Resolução Nº 3.820 de 08 de julho de 2.005. A instalação foi efetivada em 05 de setembro do mesmo ano, tendo provisoriamente ocupado parte das dependências do 9º BPM. Funcionou em um imóvel alugado no bairro São José, até ser sediada definitivamente no Complexo Santa Cecília. Seu primeiro Comandante foi o Cel PM Hudson Ferreira Bento.

Neste curto espaço de tempo, a 13ª Região da Polícia Militar apresentou justificativa para sua criação, viabilizando junto ao Comando Geral da Corporação, a destinação de consideráveis recursos humanos e materiais, propiciando uma redução significativa dos índices criminais no espaço territorial sob sua responsabilidade.

O principal objetivo da criação da 13ª RPM é qualificar o processo de gestão administrativa e operacional em virtude dos atuais indicativos de segurança nas mesorregiões citadas acima, melhorando a coordenação e o controle dos batalhões subordinados, além de reduzir consideravelmente as demandas administrativas e operacionais.

A 13ª RPM constitui-se em Unidade de Direção Intermediária (UDI), responsável perante o Comandante-Geral, pela coordenação, controle e emprego operacional de três Unidades de Execução Operacional (UEOp) sendo elas: 9º Batalhão de Polícia Militar sediado em Barbacena, 31º Batalhão de Polícia Militar sediado em Conselheiro Lafaiete, 38º Batalhão de Polícia Militar sediado em São João Del Rei, abrangendo um total de 61 municípios.

Atualmente, seu comandante é o Cel PM Robson Garrido de Paiva Silva