Polícia Militar de Minas Gerais

12ª Região de Polícia Militar

21ª CIA PM IND


 

21ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR INDEPENDENTE  - PONTE NOVA (MG)

 

HISTÓRICO

 

A 21ª Companhia de Polícia Militar Independente está constituída na cidade de Ponte Nova, município localizado na mesorregião da Zona da Mata, a 180 KM da capital mineira. A elevação da 21ª Companhia Independente ocorreu no dia 22 de Janeiro de 2009, conforme publicação em Boletim Especial de número 02, o qual alterou o quadro de Organização e Distribuição da Polícia Militar de Minas Gerais, elevando a 73ª Cia Esp PM à 21ª Companhia de Polícia Militar Independente.  No dia quinze de Julho de 2011, foi inaugurada a sede própria situada à Av. Nossa Senhora das Graças, 651, Bairro Guarapiranga, Ponte Nova, onde ainda se encontra instalada a unidade.

 Antes da construção da sede atual, a unidade sofreu com as severas enchentes que acometeram a cidade no ano de 2008; nessa ocasião, as águas comprometeram as instalações físicas utilizadas pela Companhia Especial de Polícia Militar que funcionava no cruzamento da Rua João Batista Viggiano com a Rua Antônio Brant Ribeiro. Os efeitos desse desastre ambiental, aliado a elevação à Unidade (que ocorreu no ano seguinte), com consequente desvinculação do 11º BPM, obrigaram as autoridades locais a envidarem esforços no sentido de providenciarem a construção de uma nova sede da Polícia Militar na cidade.

Após a inauguração da nova sede, o edifício utilizado anteriormente também foi reformado e passou a abrigar a Seção de Atendimento à Saúde da unidade e um ponto de registro de ocorrências.

O primeiro Comandante da unidade foi Major PM Adilson Moreira da Silva que participou ativamente de todo o processo da construção e mudança da sede.

Atualmente, a unidade está totalmente consolidada e inclusive tornou-se referência na região após realizações de Treinamentos Complementares, ampliação da estrutura física e atuações exitosas que marcaram a história dos municípios de atuação.

 

 

 

Fachada da 21ª Companhia Independente

Estandarte da 21ª Companhia Independente

 

RESPONSABILIDADE TERRITORIAL

 

 A 21ª Cia PM Ind tem sua sede em Ponte Nova e exerce a responsabilidade pelo policiamento ostensivo e ordem pública em 14 municípios: Ponte Nova, Rio Casca, Acaiaca, Amparo do Serra, Barra Longa, Guaraciaba, Rio Doce, Oratórios, Santa Cruz do Escalvado, Santo Antônio do Grama, São Pedro dos Ferros, Jequeri, Piedade de Ponte Nova, Urucânia. O 1º Pelotão tem sede em Ponte Nova e possui como área de atuação todo o município de Ponte Nova. Já o 2º Pelotão também com sede em Ponte Nova, responde pelo policiamento nas cidades de Acaiaca, Barra Longa, Amparo do Serra, Oratórios, Guaraciaba, Rio Doce e Santa Cruz Do Escalvado. O 3º pelotão é sediado em Rio Casca e contempla, além dessa cidade, os municípios de São Pedro dos Ferros e Santo Antônio do Grama. Por fim, há o 4º Pelotão, com sede em Jequeri, que é responsável pelos municípios de Piedade de Ponte Nova e Urucânia.

 

 

COMANDO

O atual Comandante da 21ª Companhia de Polícia Militar Independente é o Tenente-Coronel PM Jayme Alves da Silva. Contatos podem ser mantidos através do e-mail 21ciapmind-p5@pmmg.mg.gov.br e pelo telefone (31) 3604-1960.