Polícia Militar de Minas Gerais

12ª Região de Polícia Militar

17ª CIA PM IND


 

17ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR INDEPENDENTE  - JOÃO MONLEVADE (MG)

 

HISTÓRICO

 

Criada no dia 01 de julho do ano de 1975, a Companhia de Polícia Militar de João Monlevade, inicialmente, denominada de 3ª Companhia subordinada ao 14º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Ipatinga, teve como seu primeiro comandante, o 1º Ten PM Alcino Lagares Côrtes Costa, hoje, pertencente ao Quadro de Oficiais da Reserva da Corporação, assim como alguns outros que o sucederam no Comando da fração.

Contava o município, até então, com o CPol (Contingente Policial) cujo efetivo era pouco superior a 15 militares, tendo como seu último comandante o Sub Tenente Antônio Pereira. No ano de 1978, a Fração, ainda subordinada ao 14º Batalhão de Polícia Militar, recebeu a designação de 84ª Cia PM, assim permanecendo até o ano de 1993, quando fora elevada à categoria de Companhia Especial, o que exigia que o oficial que a comandasse detivesse o posto de Major PM; foi então designado para o seu comando o Major PM Roque Navarro Silva, em 1994, o qual foi sucedido, no ano de 1996, pelo Major PM Webster Natalino Versiani de Andrade, que a comandou até o ano de 1999, quando a subunidade retornou à condição de Companhia Orgânica, novamente sob comando de um Capitão PM, assumindo então, o Capitão Eduardo de Vasconcelos.

No ano de 1996, a 84ª Cia Esp PM passou a ser subordinada ao recém-criado 26º Batalhão de Polícia Militar, com sede na cidade de Itabira. Desde a sua criação esteve instalada em diversos endereços distintos, sendo o primeiro à Av. Getúlio Vargas, nº 2.387, Bairro Baú, onde permaneceu até o mês de outubro do ano de 1998, quando sua sede foi transferida para o imóvel (alocado pelo Estado) situado à Rua São Gonçalo, nº 296, Bairro Aclimação, ali permanecendo até o mês de fevereiro do ano de 2.000, quando se fez necessária a alocação de outro imóvel, desta vez à Rua Nereu Ramos, nº 26, Bairro de Lourdes.

Deste último, foi transferida para a Praça 07 de Setembro, nº 50, no bairro Carneirinhos, o imóvel foi cedido pela Prefeitura Municipal de João Monlevade para a futura instalação da 84ª Cia PM Esp. 

 

 

                   

 

Fachada principal da 17ª Cia Ind

Estandarte da 17ª Cia Ind

 

Em 30 de maio de 2005, por meio da Resolução nº 3.816/05, em cumprimento ao disposto na estratégia nº 02 do objetivo 19 do Plano Estratégico da Polícia Militar, a então 84ª Cia PM Esp foi desmembrada do 26º BPM, dando origem à Décima Sétima Companhia de Polícia Militar Independente. Constitui hoje uma Unidade de Execução Operacional (UEOp) com total autonomia administrativa, tendo sua estrutura composta por 7 Pelotões, sendo responsável perante o Comando da 12ª RPM pela coordenação, controle e emprego operacional da cidade sede - João Monlevade e de mais nove municípios e seus distritos.

Atualmente, a 17ª Cia PM Ind está localizada na Avenida Wilson Alvarenga, nº 30, Bairro Belmonte – João Monlevade/MG.

 

RESPONSABILIDADE TERRITORIAL

 

A 17ª Cia PM Ind tem a sua sede localizada na cidade de João Monlevade e exerce responsabilidade territorial pelo policiamento ostensivo da ordem pública em 10 municípios: Alvinópolis, Bela Vista de Minas, Dionísio, Dom Silvério, João Monlevade, Nova Era, Rio Piracicaba, São Domingos do Prata, São José do Goiabal, Sem-Peixe. A extensão territorial dos municípios que compõem a Unidade é de 3.196 km². A população total é de 175.430 habitantes. Segue abaixo o mapa da Unidade:

 

 

COMANDO

O atual comandante da 17ª Companhia de Polícia Militar Independente é o Tenente-Coronel PM Fábio Barcelos de Barros. Contatos podem ser mantidos com ele através do telefone: (31) 3859-2650.