Polícia Militar de Minas Gerais

12ª Região de Polícia Militar

14º BPM


14º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR - IPATINGA(MG)
 

HISTÓRICO

 

A história do 14º Batalhão está intrínseca na história da região do Vale do Aço. Surgiu da necessidade de ser desdobrado o 6º BPM de Governador Valadares, que era na época responsável por uma área de policiamento equivalente ao dobro do Estado do Espírito Santo. A unidade nasceu alguns anos após a municipalização de Ipatinga e cresceu com ela. Ao falarem na criação da Unidade se vislumbrava o potencial do município. E, assim, desde da criação em 1º de março de 1975, através do Decreto Governamental nº 16.758, de 28 de novembro de 1974, ele carrega esta missão de garantir a paz em Ipatinga e região. O Batalhão se solidificou sobre os rojões do ferro e do aço e apresentou a capacidade de acompanhar o crescimento promissor da Região.

 
              
 
Fachada principal do 14º BPM
Estandarte do 14º BPM
 

Os primeiros passos do 14º BPM foram dados sob as ordens de seus primeiros comandantes, o Ten Cel PM Francisco Pereira Xavier e o Maj PM Klinger Sobreira de Almeida. Ao longo de 45 anos de existência, foram 23 comandantes que por aqui passaram e deixaram um pouco de si. Hoje, a Unidade de Execução Operacional está sob comando do Ten Cel PM Juliano Fábio Lemos Dias, tendo como subcomandante o Cap PM Anselmo Pedrosa do Rosário, e segue com a missão a ela confiada de servir e proteger.

 

O Guardião do Vale do Aço tem uma tropa comprometida com o propósito de garantir a segurança. Como resultado dessa dedicação, a Unidade vem alcançando consideráveis índices de redução de criminalidade, e o sucesso se deve ao comprometimento dos militares, homens e mulheres incansáveis na busca do aumento da sensação de segurança da população. Porque não basta ter bons resultados e apresentar números que comprovem que a região teve redução da marginalidade, as pessoas têm a necessidade de se sentirem seguras. E este é o objetivo: garantir a almejada paz social.

 
 

RESPONSABILIDADE TERRITORIAL

 

O 14º Batalhão tem a sua sede localizada na cidade de Ipatinga e exerce responsabilidade territorial pelo policiamento ostensivo da ordem pública em 09 municípios: Açucena, Belo Oriente, Braúnas, Ipaba, Ipatinga, Joanésia, Mesquita, Naque e Santana do Paraíso. A extensão territorial de todos municípios que compõem a Unidade é de 3.220 km² (Fonte: IBGE). A população total é de 352.896 habitantes (Fonte: CINDS 2014). Segue abaixo o organograma da Unidade:

 

 

COMANDO

O atual Comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar é o Tenente-Coronel PM Warley Geraldo Silva. Contatos podem ser mantidos com ele através do fone: (31) 3094-0100 ou através do e-mail: 14bpm@pmmg.mg.gov.br