Palavra 

Polícia Militar de Minas Gerais

14º BPM


14º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR - IPATINGA(MG)
 

HISTÓRICO

 

Com a instalação da Usiminas em Ipatinga, no início da década de 60, houve de imediato a formação de um enorme conglomerado humano em torno do novo empreendimento. O complexo industrial nascente, pela sua própria pujança, atraiu para a região grande número de pessoas, de todas as partes do país, que aqui buscavam sua realização pessoal, um futuro melhor para seus familiares.
 
http://www.diariopopularmg.com.br/sitegerente/fotos/medias1/28_02_2013_21_26_02_808_.jpg
Fachada principal do 14º BPM
Estandarte do 14º BPM
 
Como em toda sociedade nascente, o surgimento de um grupo social numeroso criou a necessidade imediata da instalação dos órgãos de segurança pública, o que foi atendido com a vinda da Polícia Militar para a região. A futura cidade foi provida, desde o início, com um pequeno destacamento de policiais militares.Em pouco tempo, logo em 1964, o lugarejo até então pertencente ao município de Cel. Fabriciano -, ganhava status de cidade. O progresso se impunha e abria passagem. E com ele nascia a futura metrópole do Vale. Foi então que, em 1974, através do Decreto Governamental Nº 16.758, de 28 de novembro de 1974, foi criado o 14º Batalhão de Polícia Militar na cidade de Ipatinga. O novo BPM surgiu da necessidade de ser desdobrado o 6º BPM de Governador Valadares, que era na época responsável por uma área de policiamento equivalente ao dobro do Estado do Espírito Santo. Na justificativa da criação do 14º BPM já se falava no grande potencial do novo município: "O município de Ipatinga constitui um dos principais pólos de desenvolvimento do Estado, recomendando-se a criação da Unidade, por isso mesmo, com sede na referida comarca, com vistas a assegurar, com maior eficiência, a manutenção da ordem e da segurança interna". Depois da instalação da nova unidade em 1º de março de 1975 na cidade, o 14º BPM vem realizando um trabalho valoroso na região. Os primeiros passos foram dados sob às ordens de seus primeiros comandantes, o Ten Cel PM Francisco Pereira Xavier e o Maj PM Klinger Sobreira de Almeida.
 
 

RESPONSABILIDADE TERRITORIAL

 

O 14º Batalhão tem a sua sede localizada na cidade de Ipatinga e exerce responsabilidade territorial pelo policiamento ostensivo da ordem pública em 11 municípios: Açucena, Belo Oriente, Braúnas, Bugre, Iapu, Ipaba, Ipatinga, Joanésia, Mesquita, Naque e Santana do Paraíso. A extensão territorial de todos municípios que compõem a Unidade é de 3.220 km² (Fonte: IBGE). A população total é de 352.896 habitantes (Fonte: CINDS 2014). Segue abaixo o organograma da Unidade:

  

 

COMANDO

O atual Comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar é o Coronel PM Edvânio Rosa Carneiro. Contatos podem ser mantidos com ele através do fone: (31) 3094-0100 ou através do e-mail: 14bpm@pmmg.mg.gov.br