Polícia Militar de Minas Gerais

12ª Região de Polícia Militar

26º BPM


26º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR - ITABIRA (MG)

 

HISTÓRICO

 

Desde o século passado, a então força pública se fazia presente nas plagas itabiranas. No decorrer dos anos, com seu crescimento, o efetivo de policiais destinados a proporcionar segurança à cidade foi gradativamente acompanhando o seu desenvolvimento, obtendo-se um aumento de seus recursos humanos. Por muitos anos, o quartel da fração situou-se na rua Guarda-Mor Custódio, nº 40, no centro da cidade de Itabira. A tropa subordinada ao 6º Batalhão sediado em Governador Valadares teve o maior impulso até 1975, coincidindo com o crescimento da cidade, sendo instalado nesse mesmo ano um pelotão. Em 1976, já sob o comando do 14º Batalhão, sediado em Ipatinga, instalou-se aqui a 2ª Companhia, que integrava 22 cidades.

 

A partir do ano de 1990, estudos foram realizados a fim de se verificar a viabilidade da instalação de uma Unidade de Polícia Militar em Itabira desvinculada do Batalhão de Ipatinga, responsável pelo policiamento em todo o Vale do Aço e Médio Piracicaba, carga considerável para uma só Unidade. Em setembro de 1993, a 83ª Companhia Especial de Itabira foi elevada à categoria de Companhia Independente, desvinculando-se definitivamente do 14º Batalhão de Ipatinga, tendo sua sede na rua Madre Maria de Jesus, no Bairro Clóvis Alvim, tornando-se a 11ª Cia Ind.

 

O ano de 1994 tornou-se um marco na história da Unidade, já que inovou com a inclusão de 20 policiais do sexo feminino no curso de formação da terceira turma de soldados, que atuariam no policiamento daquela Companhia.


Em 28 de fevereiro de 1996, mais uma vez a unidade teve sua categoria elevada para 26º Batalhão de Polícia Militar, com o slogan “O Atalaia do Centro-Leste”, sendo instalado definitivamente na rua Sérgio Eisemberg, bairro Fênix, onde permanece até os dias atuais. Em 28 de dezembro de 2017 foi criada a unidade do Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Dr. José de Grisolia, inaugurado em 06 de fevereiro de 2018 para atender dependentes dos militares de toda a região.

 

 

                   

 

Fachada principal do 26º BPM

Estandarte do 26º BPM

 

RESPONSABILIDADE TERRITORIAL

 

Atualmente, o 26º BPM tem responsabilidade territorial pelo policiamento ostensivo em 11 municípios – Itabira (Sede da UEOp), Barão de Cocais, Santa Bárbara, São Gonçalo do Rio Abaixo, Bom Jesus do Amparo, Catas Altas, Santa Maria de Itabira, Ferros, Carmésia, Passabém e Itambé do Mato Dentro. A extensão territorial de todos os municípios que compõem a área da unidade é de 5.342 km², com uma população total de 233.277 habitantes. Segue abaixo o organograma da cidade:

 

 

COMANDO  

O atual Comandante do 26º Batalhão de Polícia Militar é o Tenente Coronel Charles Clemencius Diniz Teixeira. Contatos podem ser mantidos com ele através do fone: (31) 3067-6000 ou através do e-mail: 26bpm@pmmg.mg.gov.br